“ORATÓRIA: A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO – SEM MEDO OU VÍCIOS E COM SEGURANÇA”
- Instituto HDL
- 9 de fev.
- 5 min de leitura
Atualizado: há 22 minutos
FLORIANÓPOLIS - SC – 24 e 25 de novembro de 2025
09h às 18h
APRESENTAÇÃO:
O Treinamento, foi desenvolvido com foco em ajudar a quem necessita falar de forma segura e eloquente e ter uma comunicação assertiva.
A oratória é a arte de falar em público. É uma habilidade que deve ser desenvolvida por todo profissional, palestrante e comunicador.
Uma boa apresentação abre portas, gera respeito e autoridade na área de atuação, Influencia nas decisões de um grupo, esclarece ideias e conceitos.
Quem fala com segurança exerce liderança.
O medo de se expor e uma fala inconsciente, com vícios de linguagem e vícios posturais atrapalham a expressividade, que é o uso da voz, corpo e sentimentos.
Por que é tão importante desenvolver as competências de comunicação?
A oratória desenvolve o potencial de comunicação, a inteligência emocional, a capacidade de pensar e organizar ideias.
Bons líderes usam uma boa oratória.
METODOLOGIA:
A metodologia foi desenvolvida com ferramentas embasadas na fonoaudiologia. As técnicas utilizadas ajudarão o orador a falar com o tipo ideal de comunicação, ou seja, adequada para cada perfil de plateia e interlocutor. A expressividade será desenvolvida com consciência. A comunicação é um processo de evolução constante e portanto deve ser praticada com foco e técnicas eficazes.
OBJETIVO:
Preparar os participantes para se apresentarem em público, falar com objetividade e segurança, alinhando fluência verbal e não verbal.
CONTEÚDO:
Como administrar o medo e timidez;
A timidez é um estado que está relacionado ao medo do julgamento por parte das outras pessoas. É possível administrar o medo de falar em público utilizando ferramentas adequadas. Saber o que fazer diante de uma plateia gera segurança e permite ao orador falar com desenvoltura.
Expressão corporal, expressão facial , gestual para a comunicação;
O corpo fala. Mesmo antes de usarmos a fala, o nosso corpo já transmite sensações ao público, que podem ser boas ou ruins. Ter consciência do que o corpo expressa e sente é o primeiro passo para fazer as mudanças necessárias na postura para melhorar a comunicação com o interlocutor. Saber usar a base (pés), região peitoral, como usar a expressão facial e gestual das mãos causará uma impressão positiva na plateia.
Modulação vocal e uso correto da voz;
A voz é uma ferramenta poderosa na comunicação. Por meio dela, transmitimos emoções. Saber usar o tom adequado proporciona aproximação e envolvimento. Caso contrário, podemos afastar a plateia com uma voz extremamente aguda ou com volume muito baixo. Além disso, saber projetar a voz favorece uma boa saúde vocal.
Técnica de respiração para falar em público (uso da pausa e administração da velocidade);
Uma respiração presa, curta e superficial alimenta os estados de timidez e ansiedade. A respiração é o combustível para a nossa voz e fala. Quem respira bem, organiza melhor o pensamento evitando os “brancos”, projeta a voz e consegue sentir prazer nas suas interações.
Prosódia ( melodia, entonação e ritmo);
A prosódia é a melodia da fala. Determina uma oralidade bem cadenciada com uso dos acentos tônicos que agradam aos ouvidos. Uma fala linear e monótona gera desinteresse ao interlocutor. A prosódia, ao contrário, gera encantamento.
Técnica fonoaudiológica de dicção e pronúncia;
Dicção é a maneira de dizer, é a articulação da palavra. Usar a amplitude de boca adequada define a palavra e a clareza da mensagem. Pronunciar as palavras corretamente, gera autoridade.
Estruturação de apresentação oral (como iniciar, desenvolver e concluir um discurso);
Para que um discurso seja bem apresentado, é fundamental que passe por algumas etapas antes de chegar propriamente ao discurso oral. Definir a mensagem e o tema é o primeiro passo. Para que suas ideias sejam transmitidas de maneira clara é preciso estruturar o discurso. A estrutura ajudará a ter foco e não se perder.
Oratória sob pressão.
Falar sob pressão é um desafio. Em algumas situações é inevitável, como por exemplo em provas orais, debates, entrevistas de emprego e até reuniões. O exercício do debate de ideias, de uma forma direcionada, é importante para desenvolver a habilidade de falar sob pressão em qualquer situação.
CONCLUSÃO E RESULTADOS ESPERADOS:
As técnicas de oratória são ferramentas fundamentais para falar em público e também
para o dia a dia. A postura alinhada permite uma melhora na atenção, favorece uma melhor respiração e transmite segurança. A respiração adequada gera um estado de calma, facilita a organização do pensamento, acabando com os “brancos” e é o combustível da voz e da fala. A voz expressa as nossas emoções e quando projetada transmite segurança e credibilidade.
Modular o tom e a intensidade é necessário para ter a voz afinada. A dicção é a articulação, o movimento da palavra. A voz é o som que é articulado na boca. A amplitude da boca é responsável pela clareza e entendimento da palavra e é muito importante para a projeção vocal.
Quem articula bem a palavra transmite melhor o seu conhecimento. A prosódia é a melodia e o destaque da sílaba tônica define o significado, a intenção. Esse destaque pode ser encurtado ou prolongado, variando a emoção, transmitindo segurança e credibilidade.
Coloque essas ferramentas em prática em suas apresentações e no seu dia a dia e obterá excelentes resultados. Confie em você!
Falar em público pode ser prazeroso! Falar bem é uma arte. É uma habilidade que como
qualquer outra pode ser desenvolvida.
A INSTRUTORA
Claudia Mendes é fonoaudióloga graduada pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, Instrutora de Oratória há mais de 21 anos, preparando profissionais de diversas áreas para apresentações de trabalhos de conclusão de curso, palestras, reuniões e locuções.
Ajuda pessoas que querem aprimorar a comunicação a perderem a inibição e terem ganho de eficiência tanto na comunicação verbal, como na não verbal.
Professora de técnicas vocais do curso de locução da Escola de Rádio, Professora de técnicas vocais e oratória no Senac – RJ e Palestrante. Possui experiência nas áreas de oratória política, jurídica e empresarial.
Ministrou mentorias para o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), Formula FDX, Rufer Móveis, Supermarket e outros.
CARGA HORÁRIA:
16 horas
INVESTIMENTO:
R$ 2.810,00 - A taxa de inscrição compreende: treinamento, 4 coffee-breaks, 2 almoços, certificado de participação e todo o material didático/apoio. Não inclui hospedagem ou deslocamentos.
Obs: os certificados somente serão entregues aos participantes que alcançarem no mínimo 90% de presença ao longo do curso.
LOCAL DO CURSO:
Hotel - Faial Prime Suítes
Rua Felipe Schmidt, 603
Bairro Centro - Florianópolis - SC
Tel: (48) 3203-2766 e whatsapp (48) 99970-0653
Site: www.faialprime.com.br
Observação: há condição diferenciada na tarifa de hospedagem, para participantes do nosso evento. Informe-se no momento da reserva.
DADOS DA EMPRESA:
R. Social: HDL – Instituto Nacional de Desenvolvimento Profissional e Cultural Ltda.
CNPJ: 04.639.119/0001-60.
Importante: O Instituto HDL possui inscrição no SICAF. Aceitamos nota de empenho.
MAIS INFORMAÇÕES:
E-mail: contato@institutohdl.com.br
Site: www.institutohdl.com.br
Whatsapp: (21) 99758-0702
FICHA DE INSCRIÇÃO: Disponível em www.institutohdl.com.br
IMPORTANTE:
Este e outros cursos podem ser realizados “in company”, adequando seu conteúdo programático de acordo com as necessidades de sua Organização, com excelente relação custo-benefício. Solicite-nos uma proposta.
コメント